3 dicas essenciais para definir o dress code do casamento!

O estilo do casamento que os noivos adotarem pode deixar madrinhas, padrinhos, e convidados numa enorme confusão do que vestir adequadamente, principalmente casamentos que fugirem do tradicional. O dress code serve como guia na hora da escolha dos vestidos, ternos e outros trajes sociais. Mas, primeiro, vamos entender as regras do dress code?

O que é dress code?

O dress code para casamentos significa “código de roupa” e é usado para auxiliar na escolha da roupa ideal para a cerimônia e a festa. Geralmente,  é indicado no próprio convite de casamento e já evita qualquer dúvida que os convidados possam ter em relação ao o que vestir. Além disso também evitará desconfortos, principalmente em casamentos mais formais, em relação a vestimentas que podem não estar de acordo com a maioria. Por exemplo, a maioria das convidadas de vestido longo e apenas uma convidada com vestido curto. Ou no caso dos homens, a maioria de social fino e apenas um de social esporte.

A importância de definir o dress code para casamentos

Definir com antecedência o dress code do casamento, além de facilitar a escolha da roupa para os convidados, madrinhas e padrinhos, também pode guiar os noivos na escolha do estilo de cerimônia e festa, ornando desde o traje até a decoração.

Assim que os noivos definirem a data do casamento e também o horário, o dress code já poderá ser definido, pois o horário e o local já dizem muito sobre o estilo de casamento que os noivos querem seguir.

3 itens essenciais para definir o dress code:

Local, data e horário do casamento

Os noivos devem pensar no conforto de todos os convidados em relação ao traje e para isso o horário do casamento é essencial antes de definir dress code. Além disso, é essencial considerar a data do casamento e qual a estação do ano. Casamentos no período da manhã ou fim da tarde são mais propícios para vestidos leves, assim como não é regra geral homens de smoking neste horário.

Tipo de decoração do salão de festa e da cerimônia

O dress code da festa pode ir além das vestimentas e participar de todo o casamento! Para isso, os noivos podem explorar, junto com o checklist ou assessora do casamento,  quais os tipo de flores têm sintonia com o dress code (seja em estilo ou cor), tonalidade das tolhas de mesas, estilo de serviço de buffet e outros.

Estilo do casamento

Há diversos estilos de casamento temáticos que os noivos podem adotar: boho chic, geek, tradicional, havaiano e o que mais a imaginação permitir, Nestes casos, ficará ainda mais temático se os convidados estiverem de acordo com o tema sugerido pelos noivos.

Qual a melhor forma de deixar claro o dress code?

O método mais eficiente de informar o dress code é pelo convite de casamento, pois todos os convidados obrigatoriamente terão que ver para saber todas as informações do evento. Há casais que fazem o site do casamento, sendo uma opção mais interativa para anunciar o dress code, porém não há como garantir que todos os convidados acessem o site.

Para quem é mais familiarizado com casamento, é possível saber o dress code até mesmo pelo tipo de convite. Mas, de toda forma, é indicado colocar a informação sobre o código de vestimenta em lugar estratégico no convite.

Dicas de dress code para a festa

Para as  mulheres é padrão evitar qualquer tom de branco (e outras variações como off white). Isso evitará o desconforto de qualquer convidada ter o mesmo tom de vestido da noiva e além disso, é uma sugestão de etiqueta. Até mesmo para os casos menos comuns em que as noivas não usam vestido branco, a regra ainda é válida, a não ser em casos que essa regra seja liberada pela própria noiva.

O comprimento do vestido também entra na descrição do dress code, mas de modo geral os longos são mais indicados para festas formais e os curtos para eventos na parte da manhã, por exemplo.

A noiva pode ainda fazer um dress code exclusivo para as madrinhas e padrinhos e definir a cor (e possíveis variações) dos trajes. Dessa forma as fotos ficarão mais harmoniosas, assim quem estiver assistindo a cerimônia irá perceber sintonia entre as roupas.

Sugestões de dress code

Separamos algumas fotos que podem servir de inspiração na escolha do dress code, veja:

 

Madrinhas seguindo o dress code na tonalidade bege
Momentos em que madrinhas e padrinhos ficando juntos e evidência a sintonia do dress code.

 

Dress code de madrinhas na tonalidade rosa
Madrinhas de rosa e padrinhos de azul marinho para este casamento no período da manhã

 

Todos os padrinhos e madrinhas seguindo o dress code
Padrinhos de cinza e madrinhas nas tonalidades de rosa.

 

Todas as madrinhas com dress code cinza
Madrinhas com a mesma paleta de cores do noivo.

 

Gostou das nossas sugestões e acha que o Napoleão Buffet está dentro do estilo de casamento que você deseja? Entre em contato conosco para receber um orçamento personalizado!

Vantagens de fazer mini wedding
casamento
Regina Fanani

Mini Wedding é mais barato?

Atualmente muitos casais estão optando por um casamento menor e mais intimista, pois além da possibilidade de aproveitar melhor a festa com os convidados, poderão

Continue Lendo »

Mapa do Site

Espaços

Eventos Corporativos

Contato

Blog

NAPOLEÃO BUFFET | Todos os direitos reservados