Tudo sobre bodas de casamento – 3 dicas de como comemorar!

Bodas de casamento é a comemoração anual da união do casal e apesar das mais conhecidos serem as bodas de prata e ouro, há diversas outras para os casais comemorarem em datas específicas e cada uma com um significado especial.

De onde vem  a tradição de comemorar as bodas de casamento?

A palavra boda tem origem do latim “vota” que significa “promessa” e refere-se aos votos matrimoniais. Segundo a história popular, a celebração das bodas de casamento tiveram início na Idade Média, em vilarejos da Alemanha, que costumavam homenagear os casais que estavam comemorando 25 anos de casamento com uma coroa na cor prata. Aos casais que estavam celebrando 50 anos de união, eram presenteados com uma coroa de ouro. Este ancestrais acreditavam que, quanto mais duradoura fosse à união, mais sólido deveria ser o presente para a comemoração do matrimônio.

Como o início da tradição era comemorar as bodas de prata e ouro, são até hoje as mais celebradas. Mas, outras adaptações foram feitas conforme o passar do tempo.

Bodas de casamento anuais

Cada região e cultura denominou diferentes nomes para as bodas de casamento anuais. No Brasil essa variação entre as regiões é pouca. Apesar de pouco conhecidas, listamos as bodas de casamento mais comuns relacionadas com o ano do relacionamento:

1 ano –  Bodas de Papel

2 anos – Bodas de Algodão

3 anos –  Bodas de Trigo

4 anos –  Bodas de Linho

5 anos –  Bodas de Madeira

6 anos –  Bodas de Açúcar

7 anos –  Bodas de Lã

8 anos –  Bodas de Barro

9 anos –  Bodas de Cerâmica

10 anos –  Bodas de Estanho

Quando celebrar as bodas de casamento?

Não há tempo ideal para esse tipo de comemoração. Há casais fazem questão de celebrar as bodas de casamento anualmente, outros preferem realizar com menos frequência, apenas nas datas mais tradicionais. Outros escolhem celebrar as bodas a cada 5 ou 10 anos.

A única regra é que o casal tome a decisão de celebrar as bodas de casamento de forma espontânea. Afinal, é um momento que deve ter sintonia entre os cônjuges.

Como celebrar as Bodas de Casamento?

Esse tipo de celebração pode ser adaptado conforme as vontades e características do casal, por isso não há um script. O casal deve, no entanto, sentir-se à vontade para comemorar da forma que mais se identificarem. Veja abaixo algumas maneiras de como celebrar as bodas de casamento:

Com festa

Realizar uma festa para a família e amigos pode ser uma opção bastante animada para celebrar as bodas, e ainda, relembrar a festa de casamento. Para quem se preocupa com o orçamento para uma festa de bodas pode ficar tranquilo: buffets de casamento costumam ter pacotes especiais para esse tipo de comemoração! É válido que o casal faça consulta, caso essa opção se aplique. Atenção para a escolha da data da bodas, que deve seguir o mesmo critério de escolha para a data de casamento.

Com viagem

Essa é uma opção para casais que buscam mais privacidade e descanso. Os cônjuges podem optar pelo destino dos sonhos ou até mesmo retornar no lugar da lua de mel, ou simplesmente escolher um lugar que se identifiquem para comemorar a bodas de casamento.

Com almoço ou jantar romântico

Sair para jantar pode ser uma comemoração de bodas de casamento para rotinas mais corridas. Para não ser um jantar comum, os cônjuges devem escolher um restaurante especial, seja um estabelecimento que sempre frequentam ou algum lugar novo. O casal ainda tem a opção de almoço, caso esse horário faça mais sentido para a rotina e os gostos pessoais. Se ficarem na dúvida entre almoço ou jantar, comemorem duas vezes! Mas de toda forma, deve ser um momento especial e romântico para o casal que está comemorando as bodas de casamento.

Você já celebrou algum tipo de bodas de casamento? Compartilha a sua experiência nos comentários 😉

O Napoleão Buffet já realizou diversas bodas de casamento, consulte um de nossos consultores para receber um orçamento personalizado.

Vantagens de fazer mini wedding
casamento
Regina Fanani

Mini Wedding é mais barato?

Atualmente muitos casais estão optando por um casamento menor e mais intimista, pois além da possibilidade de aproveitar melhor a festa com os convidados, poderão

Continue Lendo »

Mapa do Site

Espaços

Eventos Corporativos

Contato

Blog

NAPOLEÃO BUFFET | Todos os direitos reservados