Lista de convidados de casamento: dicas + planilha

Uma das tarefas mais delicadas na hora de planejar os detalhes do grande dia para os noivos é organizar a lista de convidados de casamento

É fundamental ter número exato de quantas pessoas vão participar da festa para fazer o planejamento em relação ao local e estilo do evento mas, principalmente, para o orçamento. Isto é, o gasto do casamento é calculado com base no número de convidados, tanto para o serviço do buffet, capacidade do local, convites, doces, lembrancinhas e tantos outros detalhes.  

Ter atenção com a lista de convidados do casamento pode prevenir a falta ou sobra de comida e bebidas, quantidade contratada de garçons e o comprometimento com a estrutura geral da festa. O fato é, não haverá problema e nem stress no casamento se o número de convidados estiver de acordo com a quantidade do serviço contratado. 

Como preparar a lista de convidados do casamento

Preparar a lista com antecedência é um fator muito importante e exige conversa entre o casal. Há mil maneiras de fazer uma lista e os noivos devem encontrar o que funciona melhor para ambos, seja com papel e caneta, bloco de notas do celular ou planilha. O essencial é fazer com calma e tempo. 

Para tornar essa tarefa mais tranquila e prática, disponibilizamos uma planilha dinâmica para lista de convidados de casamento, personalizada e editável. 

Já com a lista pronta, os noivos poderão escolher o local da festa e garantir que o ambiente comporta todos os convidados do casamento.

Veja alguns fatores que devem ser considerados na hora de fazer a lista de convidados do casamento: 

Escolha do local do casamento 

Essa é uma das escolhas mais importantes porque vai influenciar diretamente na qualidade do serviço do casamento. Suponhamos que o número de convidados da da lista dos noivos é maior do que o número de convidados que o espaço comporta, isso ocasionaria no ambiente apertado e  pessoas se sentindo desconfortáveis. Por outro lado, caso a lista de convidados seja muito menor do que o número mínimo de convidados do espaço, o ambiente pode ficar vazio e a festa desanimada. Os noivos podem, antes mesmo de definir o local e pedir cotação, fazer a lista dos convidados de casamento para escolherem o local ideal, com base nestes números.  

Escolha dos convidados 

Escolher os convidados do casamento pode parecer uma tarefa difícil, mas com clareza e conversa os noivos podem chegar a um concesso. Neste momento, o casal não deve deixar de lado nenhum convidado que seja importante, tanto para o noivo quanto para a noiva. A planilha dinâmica para lista de convidados de casamento pode ser uma grande aliada no processo de decisão, pois nomeia cada convidado com o nível de proximidade com os noivos. Dessa forma, ficará mais fácil fazer um filtro com os convidados prioritários. 

Escolha dos convites 

Com o exato número de convidados do casamento os noivos podem planejar a entrega de convites e todos os detalhes que são orçados por pessoa. Para evitar problemas como a falta de convites ou número de lembrancinhas, é considerável receber dos convidados a confirmação de presença. 

Veja outras dicas de como fazer a lista de convidados do casamento:

  • Se os noivos decidirem fazer um casamento mais íntimo, não é necessário convidar colegas do trabalho que não sejam amigos pessoais, vizinhos e amigos de amigos;
  • Conversar com o buffet de casamento escolhido, caso a lista de convidados esteja maior do que o orçamento reservado dos noivos, para encontrar datas menos concorridas;
  • Identificar, com a ajuda da família dos noivos, quais os parentes distantes devem ser convidados; 
  • Estabelecer um número máximo para a lista de convidados. 

Como a opção RSPV pode me ajudar na elaboração da lista de convidados de casamento?

O RSPV  (“Répondez S’il Vous Plaît” em francês e “Responda, por favor” traduzido para o português) é um serviço que mensura o número dos convidados da festa e, consequentemente, auxilia os noivos no momento da escolha dos serviços para o dia do casamento.  

Esta opção não é obrigatória, mas os noivos colocar o RSPV no final do convite, seja físico ou online. O mais importante dessa confirmação de presença é: estabelecer um prazo para que os convidados possam respondê-lo. 

Lista de convidados de casamento pronta! 

Se os noivos conseguirem organizar o número de convidados do casamento, desde que não atrasem os outros preparativos da festa, pode ser até um tempo para o casal passar juntos e conversar. O importante mesmo é que o planejamento seja elaborado de forma objetiva e clara para que nada saia do controle. 

Aqui, no Buffet Napoleão, nós realizamos casamentos com diversos número de convidados, fale conosco e agende uma visita para conhecer nossos espaços.

Vantagens de fazer mini wedding
casamento
Regina Fanani

Mini Wedding é mais barato?

Atualmente muitos casais estão optando por um casamento menor e mais intimista, pois além da possibilidade de aproveitar melhor a festa com os convidados, poderão

Continue Lendo »

Mapa do Site

Espaços

Eventos Corporativos

Contato

Blog

NAPOLEÃO BUFFET | Todos os direitos reservados